2021… O que dizer sobre esse ano? Como sou uma pessoa que faz registros… Até que bastante coisa.

Antes de entrar nas leituras, resenhas e produção literária, vale falar que foi mais um ano de pandemia, no qual tive dores que cresceram e cresceram até que tive internações, muito tempo no leito, emagreci 10 quilos, mas finalmente veio uma cirugia na coluna que me libertou das dores e me colocou no caminho da reabilitação! Ufa!

Para começar as coisas boas, tivemos uma ótima notícia, vencemos na categoria Roteiro, o edital BH nas telas e recebemos aporte para trabalhar no longa-metragem animado do Homem-Café! Falando no personagem, visite o perfil no Instagram e o Site.

Leituras, resenhas e quais foram os melhores de 2021?

Como sempre, não consegui resenhar tudo o que li. Algumas coisas escapam, mas fiz a resenha de 17 HQs e 19 livros.

HQs

Nos quadrinhos certamente a HQ de ficção científica Quad #1 #2 e #3 ganharam o pódio! Se você nunca leu, dê uma olhada nas resenhas e adquira cópias! Uma das melhores HQs que já li!

A italiana Dragonero editada no Brasil pela Mythos, ficou com a segunda posição! Ainda estou lendo e gostando muito. Resenhamos as edições 3, 5, 6 e 7, 8 e a 9.

Por último, adorei as HQ Valente para sempre e Valente para todas, de Vitor Cafagi.

Romances

Comecei o ano com uma decepção. Expressei isso em minha resenha de Oathbringer, o terceiro livro da série Stormlight de Brandon Sanderson.

Tive a chance de ler a Saga The Witcher, completa. Os livros são ótimos! O escritor é bem humorado e faz um ótimo entretenimento, apenas com a ressalva de que não gostei muito do final.
Para deixar tudo melhor, saiu a segunda temporada da adaptação na Netflix, e gostei muito também!

A grande supresa desse ano foi o romance de ficção científica, Onde Kombi Alguma jamais esteve, de Gilson da Cunha. Muito engraçado, maravilhoso! Melhor livro do ano.

Fiz releituras de Fundação e Fundação e império do Asimov, são obras incríveis, mas ficaram datadas.

Li bons livros: O Gigante da Guerra, de Diego Guerra Jack London e a Criatura de Salmon Pond de Ana Lúcia Merege e Allana Dilene.

Contos

Destaco a antologia de contos de FC Trilhas do Tempo de Jorge Luiz Calife, o conto Patrulha para o Desconhecido de Roberto de Sousa Causo e a antologia Imaginários – Contos de fantasia, ficção científica e terror – volume 1.

Episódios do EscritaCast

Gravamos 6 episódios neste ano.

Escrita e lançamentos

Escrevi muitos contos de ficção científica esse ano e lancei o Tempestade de Ficção 2, durante minha participação na CCXP.

Também está no forno a HQ de ação e fantasia sombria: Quill, o exterminador de demônios #2. Falando nisso, reescrevi e ampliei o romance a partir do qual estamos adaptando a HQ.

Publicamos no Wattpad, a versão beta do romance O Coração de Tleos, sétimo romance do universo ficcional, Terra das Nove Luas. Passamos de 50 mil leituras no conto A Morte do Homem-Café e 42 mil no livro Olhos Negros. Outro destaque por lá é meu livro de dicas de escrita, Reposta para questões sobre escrita, com mais de 88 mil leituras.

Venho também trabalhando no romance que é complementar ao meu romance de fantasia, O Velho e a Devoradora de Almas (2020). Estou gostando muito do novo livro, que por hora se chama O Bruxo e a Foice das Sombras. Nele conto a história do Bruxo Kurdis, o pseudo antagonista do Velho Vedd. É possível que termine nos próximos meses e lance em 2022/23. E por falar “no velho”, lançamos a versão do livro no idioma Esperanto, em janeiro desse ano.

Dicas de escrita

Este ano aumentamos nossa biblioteca de dicas com mais de 20 artigos!

Catarse

Adoro apoiar projetos de financiamento coletivo. Resenhamos o livro Guirlanda Rubra, e ajudamos a divulgar a campanha da sequência, Lâmina Celeste, no Catarse.

Conclusão

Considerando as diversas dificuldades que encontramos, foi um ano bastante movimentado e produtivo aqui no blog! E que venha 2022!