A Plutão livros, através de sua Coleção Ziguezague, trás de volta ao leitor histórias de Ficção Científica pouco conhecidas do público.

A noveleta Patrulha para o desconhecido ganhou o prêmio Nova de ficção científica em 1991 e ficou terceiro lugar no prêmio Jeronimo Monteiro, concurso nacional de Ficção Científica realizado em 1990/91 pela Isaac Asimov Magazine. Este concurso recebeu 444 trabalhos de 17 estados brasileiros. Esta nova edição é a primeira republicação desde que saiu na Isaac Asimov Magazine 14.

Capa da IAM 14, com ilustração de alusiva ao conto do ilustrador Maurício Veneza

Há mais coisas entre o céu e a guerra…

A história é narrada por um ex-combatente brasileiro da Força Expedicionária Brasileira. Transporta o leitor para a Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

O soldado Simões é convocado pelo seu superior para participar de uma patrulha. O objetivo é sondar a presença de tropas alemãs num vilarejo em região montanhosa.

Neste percurso, são advertidos, mais de uma vez, sobre não irem ao local… Alguma superstição o tratava como amaldiçoado, de algum modo.

Não dando importância a isto a patrulha segue até chegar ao local para um encontrar uma pequena população silenciosa e estranha. Os brasileiros decidem defendê-los quando tropas alemãs chegam ao local. E neste encontro, ocorre algo que vai além do que se pode esperar do combate entre forças opostas no contexto de guerra.

A narrativa é envolvente. A questão de termos militares utilizados pelo autor e a percepção dos soldados brasileiros ante ao terreno inóspito do inverno europeu ajudam a construir o clima. Sem ver o tempo passar, o leitor chega ao fim com uma sensação espanto, que somente pode ser produzida pelas boas obras de Ficção Científica.

Além da noveleta, a edição traz o instigante prefácio de Ana Rüsche que trata da iniciativa de celebrar, com a Coleção Ziguezague, o passado da Ficção Científica Brasileira. Assim, noveletas como esta não ficam mais “perdidas” nas raras páginas das edições passadas e com pouca acessibilidade.

O posfácio de Roberto de Sousa Causo também é muito interessante! Ele conta um pouco sobre suas inspirações e processo criativo para a criação da noveleta. Também fala um pouco dos bastidores do prêmio e com isso, revela um pedacinho da história da Ficção Científica no Brasil.

Uma edição eletrônica muito bem tratada e que merece estar nas estantes virtuais de todos os amantes da Ficção Científica.

Compre o e-book na Amazon:

5 / 5 stars