People with speech bubbles - freepik.com

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Os diálogos são cruciais para dar vida a personagens. Bem, muitos buscam criar diálogos realistas, mas criam personagens que falam da mesma forma que nós falamos. “Olá”, “bom dia, bom dia”, “como vai você?”, “Tô bem, obrigado”, um diálogo de preenchimento que não leva à nada.

Entretanto para criar algo realista é preciso refinar o que esse personagem diz. Tornar as falas específicas para  a voz desse personagem.

Evite infodumps, especialmente em diálogos

Fuja do diálogo vomitado com infodumps, ou seja, um despejo de informações sobre o leitor, coisas que não seriam naturais de uma pessoa dizer. Algo assim (falando com a mãe):  ‘você lembra quando você e o papai e eu estávamos passeando na praia de Ipanema e estava muito ensolarado, um céu lindo e o papai estacionou o fusquinha 1968 e comemos sanduíches de atum lá dentro? Como ele gostava daquele fusquinha. Ele usava um bigode que cobria a boca e uma camisa xadrez de golas altas’. Neste diálogo, o autor tenta passar ao leitor informações que poderiam ser dadas de outra forma.

Funções do diálogo

É preciso ter certeza de que cada linha do diálogo em cada página alcance os seguintes três pontos:

1) Destacar a essência do personagem, para que não pudesse ser mais ninguém falando aquilo. Isso ajuda o leitor a construir o personagem em sua mente.

2) Evocar algum tipo de confronto, conflito, divergência de ideias. Ou então apresentar fatos relevantes para fazer avançar a trama.

3) Procurar pela essência do que queremos passar de modo que soe natural, usando o mínimo de palavras possível.

O jeito individual de falar

Reforçando, evite que todos seus personagens soem da mesma maneira. Todas as pessoas tem seus modos particulares de falar.

Para cada personagem é bom pensar em frases habituais que usam (sem exagerar no uso).  Palavras que eles não usam, por exemplo, nunca falar palavrões, ou evitar uso de palavras complicadas. Se o personagem é eloquente, ou não. Consegue falar “bonito” ou não? Quão educado ele é? Ou é mal educado? Isso tudo deve refletir no diálogo de modo a construir a voz única do personagem. Uma boa ideia é fazer uma lista de adjetivos que cada personagem costuma usar. Tente fazer com que eles sejam de uso exclusivo de cada um deles.