Meio Mundo – Joe Abercrombie

No segundo livro da série Mar Despedaçado, Jon Abercrombie renova o elenco de personagens, trazendo dois novo protagonistas, os jovens Thorn Bathu e Brand. O livro tem uma estrutura bem parecida com o primeiro. Yarvi ainda tem um importante papel na trama, mas o foco desse segundo livro se alterna entre a dupla de jovens guerreiros.

Thorn é uma aspirante a guerreira muito durona, que treinou duro e tem como ambição de vingar a morte de seu pai, mas antes disso, se vê acusada injustamente de um assassinato.

Sua vida acaba caindo nas mãos do perspicaz Príncipe Yarvi (já mais maduro do que vimos em Meio Rei), e partem numa jornada em busca de aliados contra o Rei Supremo. Junto com eles segue Brand, um jovem guerreiro que odeia matar.

O autor segue uma tendência recente de construir personagens femininas fortes. Thorn precisa aprender a tornar-se letal e durante a perigosa jornada até terras distantes, as oportunidades para tal não faltarão. Yarvi providencia uma mestra a altura para ela, mas há mais a aprender do que apenas lutar, Thorn também tem que aprender a se conhecer. E também, provar que pode ser uma guerreira respeitada, ainda que isso não seja esperado de uma mulher.

Já os capítulos e trechos do livro que ficam sob a perspectiva de Brand, servem como um contraponto à visão mais dura e agitada dos capítulos de Thorn. Ele também tem um arco de crescimento interessante, mas no final das contas, acaba funcionando mais como um personagem de suporte do que protagonista.

O livro tem um ritmo legal, como o primeiro, mas também, alguns capítulos um pouco mais lentos. Não cheguei a querer parar de ler, mas também não fiquei 100% ligado, sem conseguir parar. Expande bastante o cenário do mundo criado pelo autor e deixa você querendo saber como será a conclusão da saga. Então, ficamos aguardando que a terceira parte seja lançada aqui no Brasil.

3.5 / 5 stars     

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *