Imagem de Christopher Onciu

Normalmente, em jogos de RPG, você tem entre 2 e 8 jogadores, sendo muito comum as histórias acontecerem ao redor de um grupo de protagonistas, e não em torno de um único protagonista. Outra coisa comum é haver muitas opções de tipos de personagens que poderão ser escolhidos. Por exemplo, num cenário de fantasia medieval, como no caso do RPG clássico, Dungeons & Dragons, normalmente o grupo a ser formado irá contar com personagens que seguem estereótipos diferentes. Em muitos jogos há modelos para a criação de personagens de determinadas raças e profissões. Neste caso, um grupo típico poderia ser constituído por um guerreiro humano, um elfo mago,  um clérigo e um ladino. Personagens com personalidades e capacidades distintas, por si só, irão constituir “combustível” para o desenvolvimento das tramas.

Do mesmo modo, na literatura, criar um elenco diverso, pode ajudar sua história a ter uma dinâmica mais interessante.

Cada RPG irá possuir uma lista de classes ou ocupações que podem servir de inspiração para a criação de personagens literários. Por exemplo, o RPG Beyond the Supernatural, da Palladium Books, é um RPG para histórias de investigação e horror num cenário com muitos elementos sobrenaturais. As ocupações disponíveis são: Mago/Arcanista, Psionico Latente, Gênio Natural, Anti Psiônico, Parapsicólogo, Psiônico Físico, Psiônico Tecnológico, Curandeiro Psíquico, Sensitivo e pessoas comuns (policiais, detetives, atletas, advogados, etc).

Os jogos de RPG possuem muitos mecanismos e abstrações voltadas para simular a realidade, seus acontecimentos, a presença de personagens e sua ligação com o funcionamento de tramas. Sei que é um conhecimento um pouco hermético e que muitas vezes a simples menção de algumas de suas características poderão não ser facilmente absorvidas. Mas a intenção aqui é dar um gostinho do que há no universo dos RPGs. Então, talvez queiram se aprofundar nas possibilidades de seus extensos manuais.

Outro mecanismo interessante e que pode ser útil na criação de personagens são os arquétipos de personalidade. Isso dá ao jogador um elemento no qual apoiar a interpretação de seu personagem. Veja alguns disponíveis no sistema Storyteller, que apresento de forma resumida:

Arquiteto: Você está infeliz a não ser que estiver criando algo de valor duradouro. Sua falha é ficar obcecado por suas ambições.

Avant-Garde: Você deve ser o primeiro a fazer ou descobrir qualquer coisa. Sua falha é o orgulho.

Bon Vivant: A vida não tem sentido, então aproveite-a. Sua falha é o hedonismo.

Bravo: Você gosta de ser temido. Seu ponto fraco é a sua ira.

Cuidador: Você precisa que pessoas precisem de você. Sua falha é falta de confiança.

Conformista: Você é um seguidor em sua essência. Sua falha é a baixa auto-estima.

Manipulador: Há sempre uma maneira mais fácil, que geralmente envolve alguém fazer o trabalho por você. Sua falha é a inveja.

Crítico: Nada, exceto você próprio, é bom o suficiente. Sua falha é a arrogância.

Mal humorado: Você é um verdadeiro cínico . Sua falha é a falta de imaginação.

Singular: Você simplesmente não é como mais ninguém. Sua falha é a perversão.

Diretor: Você odeia o caos e quer colocar um fim nele. Sua falha é a intolerância.

Fanático: Você possui uma causa e objetivos que são sentido à sua vida. Sua falha é a teimosia.

Zoador: Você não consegue levar nada à sério. Sua falha é a hipocrisia.

Juiz: Você busca justiça para todas as pessoas. Sua falha é a falta de visão.

Solitário: Você está sempre sozinho, mesmo no meio de uma multidão. Sua falha é falta de empatia.

Martir: Você tem o instinto para o autossacrifício. Sua falha é o pessimismo.

Rebelde: Você luta contra o status quo. Sua falha é a falta de direção.

Sobrevivente: Você se esforça para sobreviver a despeito de todos os obstáculos. Sua falha é não conseguir confiar nos outros.

Tradicionalista: Você prefere as formas experimentadas e conhecidas de se fazer as coisas. Sua falha é a complacência.

Visionário: A sabedoria é sua maior busca e também seu maior dom. Sua falha é o orgulho que sente pela sua capacidade de ver o que outros não conseguem.

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