Fonte: Freepik,com

Alguns sistemas de RPG trabalham com o conceito de alinhamento, que é uma espécie de empacotamento do comportamento moral do personagem. O Dungeons & Dragons possui os alinhamentos: Ordeiro, Neutro e Caótico que tem a ver com o quanto seu personagem se importa com seguir as leis, regras e costumes ou não. E isto é combinado a índole, Boa, Neutra ou Má. Então o herói clássico normalmente é Ordeiro e Bom, enquanto um vilão tende a ser Caótico e Mau.

Eu não gosto muito desse sistema de alinhamento fora do contexto do jogo, considerando a transposição para a literatura. Mas, o sistema de alinhamento dos jogos da Palladium Books já é interessante e dá boas ideias para a criação de personagens literários. Vamos ver.

Alinhamentos bons.

De princípios:  são geralmente fortes e de moral elevada. Eles sempre mantém sua palavra, evitam mentir, nunca matam ou atacam alguém desarmado, nunca machucam um inocente, não torturam, sempre ajudam os outros, trabalham bem em grupo, respeitam autoridade, a lei, autodisciplina e honra, nunca traem um amigo, e não quebram as leis, exceto em condições desesperadas.

Escrupulosos: valorizam a vida e liberdade acima de tudo, mas é forçada a trabalhar além da lei, mas ainda, pela lei. Mantém a palavra para pessoas boas, mentem para pessoas ruins, nunca atacam ou matam alguém desarmado, nunca machucam um inocente, não torturam por prazer, mas podem fazer para obter informações de pessoas más, sempre ajudam os outros, tentam seguir a lei quando possível, podem torcer a lei para bons fins, desconfiam das autoridades, nunca traem um amigo, e trabalham bem em grupo, mas não gostam de leis e burocracia demais.

Alinhamentos egoístas.

Sem princípios:  são basicamente pessoas boas que tendem a ser egoístas, gananciosas, pensam eu sem bem estar e liberdade acima de tudo. Possuem uma alta estima pela vida e liberdade, mantém sua palavra de honra, mentem e trapaceiam quando necessário especialmente em relação a pessoas más, não mata alguém desarmado, mas pode tirar vantagem, ajudam os necessitados, não torturam a não ser que seja absolutamente necessário, trabalham bem em grupo, especialmente se houver lucro, não machucam inocentes, nunca matam por prazer, não gostam de autoridade e nunca traem um amigo.

Anarquistas: tipo de pessoa que gosta de ter vantagens pessoais acima de tudo. A vida tem significado, mas a sua, sempre, mais ainda. Estão sempre à busca dos melhores negócios e vantagens. Podem manter a palavra, mentem e trapaceiam se necessário, provavelmente não mataria alguém desarmado, mas certamente podem atacar, surrar e até tirar seus sentidos, nunca matam um inocente (mas podem machucar ou sequestrar), não ajudam se não houver alguma compensação, raramente matam por prazer, usam tortura, não trabalham bem em grupo, fazendo o que dá na telha, tem pouco respeito por disciplina e autoridades e pode trair um amigo.

Alinhamentos malignos.

Mau caráter: Buscam seus interesses, normalmente estão atrás de poder, riquezas, glória e qualquer coisa que torne sua vida melhor. Não hesitará em prejudicar que ficar em seu caminho. Não mantém a palavra, mentem e trapaceiam qualquer um, bom ou mau, está inclinado a atacar pessoas desarmadas (são o melhor tipo), torturam para obter informação e prazer, podem matar por puro prazer, não sentem que devem ajudar ninguém se não houver uma compensação palpável, trabalha com os outros apenas para conquistar seus objetivos, mata qualquer um que considere uma ameaça ou obstáculo, não gosta de leis, mas poderá trabalhar dentro delas, se necessário, trairia um amigo para alcançar seus objetivos.

Aberrantes: buscam alcançar seus objetivos à força, pelo poder ou pela intimidação. Porém, possui um código de ética pessoal e próprio. Espera lealdade de seus aliados e punirão traições com a morte. Sempre mantém suas palavras de honra, mente e engana aqueles que não são merecedores de seu respeito, poderá matar alguém desarmado, não matam alguém inocente, particularmente uma criança, nunca matam por prazer, nunca torturam por prazer, podem ajudar algum necessitado, trabalha em grupo para obter seus objetivos, respeitam a honra e autodisciplina e nunca traem um amigo.

Diabólicos: são o megalomaníacos, violentos e mais desprezíveis. Raramente mantém a palavra e não possuem honra, mentem e trapaceiam, matam qualquer um em quaisquer circunstâncias, machucam, torturam e matam por prazer, pode ajudar alguém para roubá-lo ou tirar vantagem, não trabalham bem em grupos, desprezam honra, autoridade e autodisciplina, se associam a outros de alinhamentos malignos, traem amigos, afinal, sempre podem encontrar novos amigos.

P.S.: Que tal encontrar dicas dos mestres? Veja abaixo alguns de meus livros favoritos de escrita criativa:

Comprando esses livros, você me ajuda a continuar escrevendo dicas de escrita gratuitas .