Words of Radiance

Words of Radiance

Words of Radiance é o segundo livro da nova série, The Stormlight Archives.). Se inicia logo após os eventos narrados em The Way of Kings. Neste livro, há mais foco na personagem Shallam. Há uma narrativa em flashbacks com foco nela, da mesma maneira que ocorreu com Kaladin no primeiro livro. Ela cresce muito como personagem ao ter seu passado revelado, mas também ao ter que avançar ainda mais como alguém que deve evoluir, agir, e até arriscar sua vida para defender seus ideais, ou ainda, para salvar o mundo. A despeito do foco em Shallam Davar, vemos também muita evolução em torno dos personagens Kaladin, Adolin e Dalinar.

Para quem leu Mistborn e outros livros do autor, a esta altura dá para começar a perceber as semelhanças entre eles, e que não são mera questão de estilo. O mundos fantásticos em que se passam os livros possuem uma conexão, fazendo parte do universo Cosmere. Há até um personagem, Hoid, que faz aparições em vários livros de diferentes séries. Aqui aparece como o personagem Wit e pode ser visto, talvez,  como uma espécie de voz do autor, ou talvez como um recurso de metalinguagem na função narrativa…

Bem, o livro também é enorme, como o primeiro, tendo mais foco no aprofundamento de personagens do que em avanço da trama. Toda a trama presente no final do primeiro livro continua presente e se desenvolvendo, e, o autor ainda acrescenta novos elementos. E ele consegue promover um clímax no final do livro ainda mais grandioso que no primeiro. Fica uma impressão de crescendo na série, o que é muito bom. A sensação de lentidão que havia em certos trechos do primeiro livro é reduzida neste, e temos mais forte aquela sensação de ter que continuar virando as páginas para ver o que acontece depois.

Quanto a ambientação e alguns temas/conflitos de natureza social que permeiam a trama, é bem visível que o preconceito e sexismo existente na cultura dos Alethi (na qual se passa grande parte da trama), não é algo que universal no mundo de Roshar. É interessante ver que o status quo é questionado pelos personagens e situações da trama e que possivelmente veremos alguma mudança social maior acontecendo nos próximos volumes.

É um tanto difícil falar mais sobre esse livro sem correr o risco de spoilers, mas podemos dizer que o consegue promover uma boa combinação de guerra, política, visão acadêmica, religião, conspirações, assassinos, magia, deuses, etc, sem ser exatamente uma bagunça.

Outra coisa legal que vale mencionar é a arte do livro. É muito boa e ajuda a visualizar algumas das criações do autor que seriam muito difíceis de visualizar apenas a partir das descrições. E tudo isso inserido logicamente dentro da trama, pois Shallan é uma acadêmica, e artista, obcecada por desenhar e representar tudo que está ao seu redor. E ainda mais, o desenvolvimento de seus poderes torna-se ligado à sua habilidade artística. Então as ilustrações fazem sentido na trama, não é apenas como se alguém tivesse contratado um artista para ilustrar um livro, é o personagem que o faz de acordo com a lógica da trama. (de novo aqui a metalinguagem)

Minha impressão final: até aqui a série paga muito bem o tempo investido na leitura. O autor é realmente ambicioso e muito bom. Sinta-se com sorte se puder ler esses dois livros, mas prepare-se para esperar bastante para ler as continuações. Uma sensação que pode surgir é que a despeito do tamanho enorme do livro, você vai continuar querendo ler, simplesmente por não haver nenhuma outra coisa mais divertida para fazer. Depois de terminar e começar outro livro (não tão bom) fica aquele desejo de que Words of Radiance  fosse maior e não tivesse acabado.

4.5 / 5 stars