O Oráculo Esquecido – Ficou Esquecido Mesmo?

Atualizado: O livro já está disponível.

Como alguns já sabem, este é o título do próximo lívro da série Trilogia do Novo Elo, iniciado por Olhos Negros e continuado em Maré Vermelha. (ambos livros disponíveis para download gratuito).

Estou escrevendo justamente para dar notícias sobre a produção do livro. O que acontece é que há alguns anos interrompi a escrita do terceiro livro, pois estava com a mente fervilhando para escrever romances de outros temas. Coisa que fiz. Escrevi O Memorial de Quill, A Morte de Öfinnel, Lentes da Perdição, A Queda de Durkheim e mais uns cinco romances pela metade e alguns contos.

O fato é que me afastei desta conclusão por que ficou a tarefa era difícil e desafiadora. Afinal, os dois primeiros livros da série são bastante complexos. Há muitos personagens e tramas e sub-tramas acontecendo ao mesmo tempo. Como encerrar e arrematar tudo isso? Não só arrematar, mas obter um resultado à altura dos livros anteriores? É a pergunta que ficava martelando… E com isso, me afastei para escrever outras coisas novas, para as quais não haviam tantas amarrações assim.

Bom, mas de 2012 para 2013, resolvi que teria como foco terminar este livro. No início foi difícil retormar a trama. Tive que ler os livros anteriores pela n-ésima vez e isso já não bastava. Tive que estruturar as informações de personagens e de tramas a fim de manter a coerência. E mais, agora, por que já tinha escrevi mais dois livros da Terra das Nove Luas e uns 3 outros pela metade, fechar coerência também com esse material adicional.  Mas ter coerência, não é tudo… É só o básico. Além disso, precisava construir fechamento adequado para tramas abertas, para evolução dos personagens e algo que me convença, como leitor, de que o desfecho é satisfatório. Enfim, tenho ainda um grande trabalho adiante.

As boas notícias é que já peguei um bom ritmo com a escrita e consegui avançar bastante do ponto que havia parado (capítulo 45). Nesta última semana, consegui estabelecer também o caminho estrutural para o(s) final(is). Os finais? Mais de um? Tecnicamente, não, mas na prática, um final apenas não será suficiente para contemplar o principal destino dos personagens mais importantes envolvidos na trama. Então, além do final principal (que é o final do enredo principal) decidi incluir alguns epílogos com finais dos personagens não envolvidos diretamente no fechamento principal. Será que vai dar certo? Ainda me pergunto isso… Mas, 2013 está aí para responder essa e outras perguntas. O bom é que se eu mudar de ideia, ou seja, se aparecer alguma ideia melhor, posso mudar as coisas. Essa é uma das partes divertidas de escrever romances.

Outra curiosidade que os leitores podem ter. A história vai realmente acabar neste livro? Bem, sim e não! Como disse, já tenho mais livros em desenvolvimento e uma nova série, para a qual ainda não tenho nome, nem o número de volumes. Esta virá depois, mais ou menos 20 anos depois da Trilogia do Novo Elo. Teremos um novo conjunto de protagonistas, mas isso não significa que alguns personagens da primeira série não possam também participar. Bem, mas é hora de focalizar e retornar ao projeto do ano: O Oráculo Esquecido.

E mais uma coisa, como os outro livros da série, também estará disponível para download gratuito.

Até a próxima!

11 comentários em “O Oráculo Esquecido – Ficou Esquecido Mesmo?

  1. Caríssimo Carlos, saiba que isso nao se faz, nao se parte os braços de Calisto, nao se diz que lila petrificou, nao se atira o barão Dagon para o abismo, nao se mantém o orbe do progresso nas mãos dos necromantes e depois deixa-se a gente na expectativa. Enfim, daqui escreve um grande fã seu de Angola, cuja rotina diária foi seriamente alterada apos desfolhar 2 páginas de maré vermelha, infelizmente só após terminar a leitura do livro me apercebi que afinal este é o 2o volume da trilogia, desejosa ti muita forca, muita inspiração e quedasse cabeceira continue a fluir esse jii que transborda e se efectiva na bela arte da escrita. Abraços e continue com o bom trabalho.

    1. Olá Josemar!

      Fico feliz de saber que tenho leitores em Angola! Mais feliz ainda por saber que gostou dos meus livros. Obrigado por sua mensagem, me ajuda, com toda a certeza, a mater o Jii fluindo para mais e mais atividade de escrita. Tenha um pouco de paciência que em mais alguns meses disponibilizarei o desfecho desta trilogia.

      Grande abraço,
      Carlos Rocha

  2. olá meu caro xara Carlos. depois de intensos dias de leitura. me divertindo,me surpreendendo e entristecendo com essas valentes figuras a mim apresentada de uma forma inusitada. termino de ler os dois livros da trilogia do novo elo terra das nove luas, e espero terminar de ler a conclusão. peço que de forma bem concentrada use seu jii e nos dê um desfecho fantástico pra essa história desses bravos guerreiros.abraços e mãos a obra.

    1. Opa, xará mesmo! Também sou Carlos Henrique! Hahaha. É o seguinte Xará, estou em concentração intensa, escrevendo sem parar e usando muito Jii! O terceiro livro está ficando um tanto maior do que eu imaginava, mas vai indo muito bem. Acredito estar nos 20 capítulos finais. Com sorte, ainda esse ano o livro será lançado. Grande abraço e obrigado por sua mensagem!

    1. Oi Elaine. Ainda não saiu. 🙁 Mas vai sair! 🙂

      Estou em 95% do primeiro manuscrito. Sendo realista, acho que até março do ano que vem consigo chegar no segundo manuscrito para então fazer algumas leituras “beta” e a revisão final. Provável lançamento para abril/maio de 2014.

    1. Oi Leonardo,

      Obrigado pela mensagem!

      Ainda estou aguardando retorno dos “leitores beta” para realizar eventuais correções e lançar a versão final.

      Por favor, aguarde mais um pouco.

      Um abraço,
      Carlos

  3. Carlos,
    adorei seu dois primeiro Livros da série acho sua narrativa muito boa e estava muito ansioso pelo 3. Procurei em todos os sites e não acho ele nem pra comprar nem pra baixar. Achei o mesmo no Skoob mas não da pra fazer nada comprar baixar ou algo do tipo.
    Como eu faço pra adquirir o mesmo?
    abs

    1. Oi Nielson,

      Fico feliz que tenha gostado dos livros!

      O terceiro livro foi disponibilizado como “beta” este ano. Já estou nos “finalmentes” para o lançamento da versão final agora em novembro.

      O livro será disponibilizado para download do mesmo modo que os outros, sem custo.

      Pode pedir a versão beta neste link ( http://selo-multiversos.net/noticias/oraculo-esquecido-versao-beta/ ), mas a versão revisada deve sair daqui a alguns dias.

      Obrigado por sua mensagem e interesse!

      Um abraço,
      Carlos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *