A história segundo livro da trilogia Twilight of Giants inicia-se um ano após os eventos de The Ogre´s Pact.

O reino de Hartsvale encontra-se em guerra contra as raças de gigantes. Tavis Burdun, Avner, a Rainha Brianna e o verbeeg Basil encontram-se com o príncipe Arlien de Gilthwit que busca uma aliança entre Hartvale e seu reino. Em meio a um ataque de gigantes, buscam refúgio no castelo de Cuthbert, um dos condados de Hartsvale. Perseguindo a rainha, os gigantes estabelecem cerco contra o castelo e Tavis, agora guarda-costas de Brianna, se vê entre o dilema de seu amor pela rainha e o dever de protegê-la. Neste sentido, decide afastar-se dela e precisa escapar do cerco e buscar auxílio do exército da rainha, em outro condado.

Porém, além a ameaça do cerco dos gigantes, Tavis e seus companheiros descobrem que há forças ameaçando a rainha de dentro do castelo sitiado. Com o desenrolar da história mergulhamos um pouco mais no passado mitológico da região nórdica de Forgotten Realms. Mais detalhes sobre o espírito do crepúsculo (Twilight Spirit) são revelados e também sua relação com o antigo império de Ostória, governado pelos gigantes. Também conhecemos mais sobre os costumes e cultura belicosa dos gigantes de gelo e um pouco sobre os altos padrões de honra da raça dos gigantes de pedra.

O suspense se forma em torno das possibilidades de salvação da rainha, cuja situação torna-se cada vez pior. Ao mesmo tempo, a sobrevivência de Tavis é ameçada a cada passo, assim como de seus companheiros Basil e Avner. Um dos pontos fortes do segundo livro está justamente no clima tenso que é estabelecido ainda no início da trama e mantém-se até as últimas páginas. Outro, está relacionado ao vilão. Na medida em que vemos conhecendo o interessante antagonista este torna-se cada vez mais detestável, superando o papel ocupado pelo ogro Goboka, do primeiro livro, The Ogre’s Pact.

Seguindo o estilo característico do autor, A Giant Among Us apresenta muita ação, personagens cativante e cenas bem construídas. Após a metade, o romance assume um clima mais tenso que seu predecessor, fazendo com que não consigamos parar de ler, na expectativa de conhecer o desfecho da trama. A séria conclui no terceiro romance, The Titan of Twilight, que já estou lendo e estará aqui brevemente. Para saber mais sobre a série, o autor e outros títulos dele, consulte nossa resenha de The Ogre’s Pact.