Glória Sombria – Roberto de Sousa Causo

 

Glória Sombria: A Primeira Missão do Matador (Editora Devir Livraria, selo Pulsar), 176 páginas, é um livro de ficção científica ambientado no século XXV, num futuro em que a raça humana está em expansão, colonizando mundos em zonas relativamente próximas à Terra e com forte influência de corporações no cenário político de pano de fundo.

Neste contexto, vamos conhecer o protagonista, Jonas Peregrino, um jovem militar de ascendência brasileira. Ele é selecionado a dedo para integrar e comandar uma nova unidade militar secreta que objetiva atuar na guerra contra os Tadais, alienígenas que são apenas conhecidos por sua frota de naves de combate automatizadas.

Apesar de haver uma guerra em curso, vê-se que o universo ficcional imaginado por Causo, o mesmo de Shiroma, Matadora Ciborgue, é um ambiente com muita intriga e política. A própria criação dos Jaguares, a unidade militar do protagonista, é uma jogada com implicações políticas por parte do Almirante Túlio Ferreira. Ele decide romper a inércia dos protocolos militares a fim de alcançar resultados significativos na campanha militar indo contra a corrupção e burocracia vigentes em sua época.

Sendo assim, vemos intrigas e espionagem, além de algumas questões políticas, tais como a diplomacia entre espécies alienígenas e a aceitação na sociedade de indivíduos ciberneticamente modificados, que também vimos nos contos de Shiroma.

Apesar de haver alguns personagens centrais à trama e de ser narrada com foco nos mesmos, o desenvolvimento transcende um pouco a proximidade direta com estes. Em alguns momentos, temos a sensação de estar vendo tudo um pouco de cima, como naqueles documentários de vista aérea. Os acontecimentos possuem escala interplanetária e são sujeitos às distorções relativísticas do tempo. Um dos pontos de atenção é justamente o modo de imaginar combates (e suas estratégias) que consideram a escala espacial de um sistema solar, e ainda, a capacidade dos vasos de combate de viajarem mais rápido que a velocidade da luz, e ao mesmo tempo, em frações da mesma.

Glória Sombria é uma ficção científica de digestão lenta, que leva o leitor a montar um quebra-cabeças psicológico e político. Um dos temas notáveis na trama é a questão das decisões morais. Em vários momentos vemos os personagens atravessarem dilemas morais. Até onde se tem clareza das decisões a tomar e suas consequências? O que é correto fazer? Até onde é possível blefar? Que consequências poderão advir de suas decisões e convicções?

O universo estabelecido por Causo nesta série é pautado pela construção de personagens ricos e possui uma ambientação social e política bastante intrigante e cheia de possibilidades, nos deixando a sensação de que vimos apenas a ponta do iceberg. Vale conhecer. Saiba mais visitando: http://galaxis.aquart.com.br/ ou http://universogalaxis.com.br/

3 / 5 stars     

3 comentários em “Glória Sombria – Roberto de Sousa Causo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *