1356 capa

1356

Bom, certamente não é um livro de fantasia, mas certamente esta ficção histórica tem afinidade com muitos títulos de fantasia que tratam em sua temática o enfrentamento de forças militares no período medieval, como é o caso de O Senhor dos Anéis e das Crônicas de Gelo e Fogo (Guerra dos Tronos).

Este livro trata de uma versão ficcional da Batalha de Poitiers, uma importante batalha ocorrida no ano de 1356 no contexto dos longos conflitos ocorridos entre França e Inglaterra (Guerra dos 100 Anos). Traz como protagonista (a volta de) Thomas de Hookton, um arqueiro Inglês que foi elevado ao status de cavaleiro durante a “série do Graal” composta pelos livros “O Arqueiro”, “O Andarilho” e “O Herege”. Bem, não quer dizer que o livro trata apenas desta batalha, esta na verdade é o ponto culminante da trama. Esta se desenha desde o início e envolve uma relíquia da igreja, a espada La Malice, apelido dado à espada que teria pertencido a Pedro, discípulo de Jesus. Também é citada em determinada passagem bíblica, portanto, um item sagrado para a Igreja Católica.

Fora a questão da batalha, a trama está centrada no mistério em torno do paradeiro e origem da espada, mas também tem outras tramas com elementos de romance, intriga e vingança que envolve uma gama de personagens interessantes de diversas naturezas, tais como, frades, padres, reis, senhores feudais, homens do grupo mercenário de Thomas, os Hellequins, nobres cavaleiros, e até guerreiros e nobres escoceses. Esse elenco é bem caracterizado e o autor possui habilidade para fazer o leitor detestar alguns deles, simpatizar ou torcer por outros na medida em que a trama se desenvolve.

Bernard Cornwell é britânico e já publicou um grande número de romances históricos com aspecto militarista. É muito habilidoso em suas descrições de cenários, construção de personagens e principalmente, na forma que descreve e reconstrói confrontos armados, diria até, que ele é didático, pois ensina ao leitor não habituado com os termos de batalha, armas, armaduras e seu funcionamento e o próprio contexto histórico que circunda a trama. Não é para menos, visto que ele é um renomado professor de história.

Gostei muito deste livro, certamente o primeiro de muitos a ler deste habilidoso autor. Uma leitura recomendada, sem sombra de dúvida!

4.5 / 5 stars