Primeiro ficam meus parabéns para os organizadores do evento. Este ano estava de fato bastante completo, com muitos stands bacanas, torneios, palestras, mostras, etc. Tudo muito bem organizado e funcional.

Além disso, a grande surpresa foi a Fantastion 2007. Evento paralelo que rolou no qual participei bastante.

Participei da oficina, O que é literatura fantástica, com escritora Rosana Rios. Fiquei pessoalmente impressionado com a palestrante que fez uma exposição clara e linear a respeitor do tema proposto. Ainda tivemos de bônus um divertido jogo de criação literária. Nosso grupo ficou o desafio de juntar um Klingon e uma sereia, numa aventura no Condado… O resultado foi surpreendente.

Depois tive a chance de bicar o encontro presencial do GELF (Grupo de Estudos de Literatura Fantástica). O encontro coordenado pela mesma, Rosana Rios, foi bastante proveitoso. Fizemos um estudo sobre os limites entre a realidade e magia baseado em um trecho da obra de Terry Pratchett. Depois desta bicada, fomos convidados a participar no grupo. Passei a integrá-lo a partir de hoje e estou animado com as possibilidades.

Assisti também a palestra: A herança sobrenatura: do gótico à ficção científica por Adriana Amaral.

Neste dia ainda assisti ao divertido filme Gamers.

No dia seguinte ouvir o bate papo entre os editores Douglas Quinta Reis (Devir), Adriano Fromer Piazzi (Aleph) e Giulia Moon (Scarium) foi muito instrutivo. Ajudou a entender melhor algumas relações do mercado editorial, no qual ainda estou engatinhando.

Após a palestra, Dragões: Mitou ou Realidade?, assisti a mesa-redonda: Como transformar uma idéia em uma boa história. Foi muito bom! Os debatedores e escritores, André Vianco, Martha Argel e Giulia Moon foram fantásticos. Para mim, fecharam o evento com chave de ouro.

Em resumo: ótima organização e programação. Só lamento não ter tido a chance de ver tudo. Havia muitas coisas simultâneas e interessantes que forçavam uma escolha.

E se você nunca foi a um Encontro Internacional de RPG, fica minha dica: não perca o próximo!