fbpx

O Jogo do Exterminador – Orson Scott Card

Capa - O Jogo do Exterminador(Ender’s Game)

Não sabia que esse romance havia sido premiado com o Hugo e o Nebula, e sua leitura foi uma grata surpresa. Nem sabia que era uma série quando comecei a ler… (Já estou no terceiro livro, Xenocídio).

Este romance de ficção científica narra a história da guerra entre a raça humana e os alienígenas insetóides apelidados de “Buggers”. Neste contexto, os estrategistas da terra criaram uma escola de combate espacial  na qual treinam jovens desde seis anos de idade para atuarem, quando formados na guerra contra os alienígenas (que vai mal, obrigado!).  A Frota Internacional precisa se preparar para a próxima invasão e monitora crianças em diversos pontos da terra através de implantes para determinar se possuem o perfil adequado para passar pelo duro treinamento e se converterem em soldados para defender a Terra.

Ender Wiggin é um menino de seis anos que é recrutado para esta escola.É um romance de forte característica psicológica e que traz umas boas surpresas ao leitor. É provável que o leitor se identifique com o personagem e seus companheiros e rivais da escola de combate. Ender é um dos candidatos a desempenhar um importante papel de comando e sendo assim, é duramente cobrado durante seu treinamento. Em paralelo à atuação de Ender na escola outra trama, ligada a questões políticas, se desenvolve na Terra e cujos pivôs são os irmão de Ender, o sádico Peter e a empática Valentine. É um livro que funciona muito bem e prende o leitor do início ao fim (estimulando a leitura das continuações, também muito boas!)

Talvez devesse escrever mais sobre o livro, mas preferi parar para não trazer spoilers. Então para resumir: Se você ainda não leu este, arrume sua cópia e leia! É uma leitura bastante proveitosa para apreciadores de ficção científica.

5 / 5 stars     

Anteriores

The Steel Tsar – Michael Moorcock

Próximo

Orador dos Mortos – Orson Scott Card

  1. Por mais que hajam ressalvas quanto à pessoa do autor, acho esse livro simplesmente fantástico. É um desses livros que me marcou e me marcou demais, tanto a concepção dos personagens quanto da trama.

  2. Igor

    Muito bom o livro, também recomendo! Agora é esperar o filme sair e torcer pra ficar bom…

    • Carlos

      Filme? É… considerando que a maior parte da trama se passa na Battle School, e as cenas de batalha seriam CGs mais simples, talvez fique bom até com um orçamento modesto… Mas imagino que perderia muito do lado psicológico na transposição para filme. E também tem a questão de atores mirins… Vai que contratam um outro Anakin da vida… Ahh tem livro que nem gosto muito de imaginar como ficaria em filme. Mas quem sabe?

  3. sarah

    tem romance?

    • Carlos

      No primeiro, não muito. Mas nas sequencias um pouco mais. Em especial no terceiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén