O Festim dos CorvosBem, este foi o livro da série que menos gostei até agora. Não que seja ruim, mas a decisão do autor de dividir um livro em dois teve lá seus efeitos colaterais.
Neste livro, acompanhamos os eventos após A Tormenta das Espadas, mas apenas de alguns dos personagens, sendo eles: Jaime e Cersei Lannister, Samwell Tarly, Brienne de Tarth, Aeron, Asha e Vicktarion Greyjoy, Sansa e Arya Stark e alguns personagens de Dorne, Areo Hotah, Arianne Martell e Sor Arys Oakheart. Jon, Tyrion e outros ficaram de fora…

Bem, com algumas de suas estrelas de fora e novatos não tão cativantes a leitura do quarto volume pode se tornar um pouco penosa em alguns pontos. Diria que os pontos altos estão nas histórias de Arya, Sansa (e Mindinho), Jaime e Brienne. Cersei cumpre bem o papel de vilã na medida em que Jaime segue sustentando escolhas e honra que podem torná-lo mais apreciável por alguns leitores.

Samwell fica no meio do caminho e as linhas de história que se passam nas Ilhas de Ferro e em Dorne são a parte pior.

O problema deste livro, no meu ver, está relacionado a livros impressos. Os dois juntos ficariam enormes e não houve planejamento suficiente do autor para um ponto de corte ideal na trama. Num futuro de e-books, este funcionaria muito bem como volume único se juntado à Dança dos Dragões.

Mas o balanço geral é que é um grande livro que mantém o excelente nível de tramas, ambientações e personagens muito bem construídos.

Para meu alívio (e dos amigos leitores da série) o quinto livro tem funcionado muito bem até onde li (uns 70%) e volta ao mesmo patamar de qualidade dos três primeiros.

4 / 5 stars