Recentemente li uma resenha de Roberto de Sousa Causo dessa HQ e me interessei. Comprei e chegou na minha casa muito rápido e a leitura também foi assim, rapidíssima, mas bastante prazerosa.

Dragonero é uma (não tão) típica história de fantasia medieval com magos, guerreiros, orcs, elfos, anões e é claro: dragões. Com elementos que lembram as HQs de Conan, a edição  Dragonero: O Caçador de Dragões, trás uma história completa (e longa) que serve de introdução ao universo de fantasia criado pelos italianos Luca Enoch e Stefano Vietti. Os desenhos de Giuseppe Matteoni, um mestre na ilustração em branco e preto, dão vida aos personagens e ambientações deste universo. A história foge um pouco da fantasia medieval pura, ao adicionar um certo nível de avanço tecnológico: vemos elevadores, armas de fogo, dirigíveis e até planadores. Algumas pessoas relacionam esses elementos ao gênero Steampunk, porém, não é nada assim, pois falta o vapor e falta o “punk”.

Sem se afastar demais das definições clássicas das raças vistas em mundos de fantasia, como Orcs, elfos e anões, os autores dão uma tintura distinta aos membros dessas raças que fazem parte da trama.

A trama é bem direta: um grupo de heróis se forma para evitar a ascensão de um mal que fora sepultado no passado. O mago Alben está entre os primeiros que percebe a ameaça e após um encontro com a oficial da guilda dos tecnocratas, Myrva, manda um pedido de ajuda a Ian Aranill. Ele e seu companheiro de longa data, o Orc Gmor atendem ao chamado. Conforme a trama se desenvolve outros dois personagens se unem ao grupo, uma monja guerreira e uma elfa. Eles precisam superar diversos obstáculos para encontrar uma maneira de enfrentar as forças sombrias até chegar ao confronto final.

Vi algumas pessoas reclamarem da edição da Mythos, mas confesso que sou um fã de livros e quadrinhos editados com papel jornal e a possibilidade das edições possuírem um custo menor e maior acessibilidade. Os defeitos de impressão são mínimos e não impedem o leitor de aproveitar a história e sua magnífica arte. Claro, que nada contra edições mais caras e luxuosas, bem, exceto talvez quanto ao custo elevado, daí, não dá para ficar comprando tudo…

Outro aspecto legal dessa série é que apresenta o mapa do mundo no início da obra, mas a cada segmento da história, vemos versões ampliadas e detalhadas retratando as regiões que os personagens estão percorrendo.

Certamente uma HQ que vai agradar os fãs de fantasia, ou mesmo jogadores de RPG. 

Os personagens são cativantes o suficiente havendo uma boa dinâmica entre eles. Como resultado, me deu muita vontade de ler mais histórias. É bem legal ver que já há mais edições disponíveis e mais outras à caminho (em pré-venda).

[Atualizado] Já estamos na edição 13! Incrível! E ainda vem mais!

Leia também: um artigo do Dante Fontenelly que saiu no Blog Masmorra Mítica.

Os títulos da série estão em promoção na Amazon, então, aproveitem!

5 / 5 stars