Artistas, ilustradores e fantasia

Começando uma série de posts (que pode tender ao infino) sobre artistas e ilustradores que produziram dentro do tema de fantasia.

Para mim o interesse em literatura fantástica sempre andou muito próximo de “arte fantástica”. Na verdade, antes de descobrir que gostava de escrever livros, eu gostava de desenhar e desenhei várias HQs que nunca concluí… (não ficava satisfeito com a qualidade). Foi de uma HQ inacabada que surgiu o livro Olhos Negros…

Feita aí a correlação, vamos ao que interessa. Minha primeira abordagem era a de escrever um único post do tipo: top 20 artistas de fantasia. Entretanto, ficou muito difícil fazer uma seleção satisfatória. Então resolvi transformar isso numa série de posts, na qual vou apresentar alguns artistas já bastante conhecidos e alguns, possivelmente desconhecidos para a maioria das pessoas.

Então vamos lá!

A “velha guarda”:

Escolhi três de meus artistas favoritos e que acompanho há longa data.

Keith Parkinson
Conheci este artista através de suas ilustrações para livros do RPG RIFTS. Nasceu e m 1958 e infelizmente ele veio a falecer em 2005. Ele foi um grande mestre e com certeza está e estará entre os meus favoritos.

Capa do livro Rifts
Capa do Livro Rifts Atlantis
Orcs in the Snow
Capa de um dos livros do RPG Palladium Fantasy

Site oficial: http://www.keithparkinson.com

Gerald Brom

Foi um dos primeiros artistas que me chamou a atenção. Ele foi um dos princincipais ilustradores do setting de RPG Dark Sun da TSR. Suas ilustrações foram capas para a série Prism Pentad, de Troy Denning. Uma das melhores séries de fantasia que já li.

Ele nasceu em 1965. Sempre foi obcecado com criações de obras “do estranho”, monstruosidades e coisas belas. Começou a trabalhar como ilustrador aos vinte anos. Ilustrou capa de livros de Michael Moorcock, Terry Brooks, R.A.Salvatore, E.R. Burroughs, livros de RPG para a TSR, White Wolf, WOTC. Fez também trabalhos para a DC, Chaos, Dark Horse, para games como Doom2, Heretic, Diablo2 e World of Warcraft e filmes como Tim Burton’s Sleepy Hollow, Galaxy Quest, Ghosts of Mars, Scooby Doo e Van Helsing.

Dark Sun
Elfo de Dark Sun
Elric – Capa do livro de contos: Tales of the White Wolf

Site oficial: http://www.bromart.com

Tony Diterlizzi

Também tomei contato com o artista através de produtos de RPG. Os primeiros trabalhos do artista, entre 1992 a 1998 foram para a editora TSR. Sempre acompanhei o artista deste então. Depois passou a ilustrar e escrever livros. As crônicas de Spiderwick são um exemplo disto. O trabalho dele tem evoluído bastante. Seu estilo é bem característico e de fácil reconhecimento.

Perraults Ogre
Spiderwick: The Seeing Stone
Spiderwick…
Skyshroud Troopers
Golden Afternoon
Gith
Elven Archer

Site oficial: http://diterlizzi.com

Canal do Youtube: http://www.youtube.com/user/TDiTerlizzi

The new kids on the block:

Kerem Beyit

Artista Turco influenciado por Frank Frazetta e Gerald Brom. Recebeu prêmios no CGSociety, CgChannel, Gfxartist, Cggallery entre outros. Fez várias capas de livros e também ilustrações para o World of Warcraft.

Capa: Der Wilde Wald
Capa: The Circle of Stone
Leap to Death
Half Elf Girl
First Lesson
Doomsquall Drake

Site oficial: http://www.theartofkerembeyit.com/

Deviant Art: http://kerembeyit.deviantart.com/

CGsociety: http://kerembeyit.cgsociety.org/gallery/

Carlos Fonseca

Agora aqui espaço para reconhecer, divulgar e homenagear os artistas brasileiros também (virão muitos mais). Carlos Fonseca é um ilustrador freelancer e pintor. Bacharel em Cinema de Animação e em Pintura pela Escola de Belas Artes da UFMG. Tem trabalhos para a Editoras Abril, Globo, Moderna, Penguin Group e muitas outras.

Site oficeial: http://www.ilustrato.com

Andrew Hou (Njoo)
Andrew Hou é um talentoso artista Sul Coreano também conhecido como Njoo. Fez trabalhos para o Pathfinder RPG e tem clientes como a Capcom Japan, nubyTECH, Paizo Publishing, White Wolf, Wildstorm, etc.

Song of Ice and Fire
Goblins Harassment
Capa: Dungeon 114
Demogorgon
Brom Kah
Três feiticeiros e o Golem de Ferro

Site oficial: http://www.andrewhou.com/
Deviant Art: http://njoo.deviantart.com/

 

UFA! É isso… Espero que tenham gostado. Deixem comentários para artistas que gostariam de ver em próximos posts.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *