Adquiri o costume de fazer uma publicação de para arrematar cada ano. (Veja as últimas: 2021 e 2022). Em muitas delas, mantive o foco em falar das publicações aqui no site e de acontecimentos relacionados aos meus livros e HQs.

Neste ano, não posso deixar de registrar alguns aspectos pessoais. Alguns devem saber que em 2021 fiz uma cirurgia na coluna e melhorei bastante, mas não 100%. Configurou-se uma situação nova que é tocar a vida, day job, família e projetos convivendo com um quadro de dor crônica. Não quero aqui ficar me lamentando, apenas desejo registrar que isso tem impactado meus progressos na literatura e quadrinhos.

Li muitos livros e HQs em 2023 que não tive energia para resenhar. Isso impactou a quantidade de postagens por aqui. Em relação aos projetos literários, este ano foquei em uma coisa de cada vez.

O Bruxo e a Foice Sombria

No primeiro semestre, meu foco foi concluir o primeiro manuscrito de um novo romance: O Bruxo e a Foice Sombria. Lancei a versão beta no Wattpad.

Esse livro é situado no mesmo universo do livro O Velho a Devoradora de Almas e conta a história de Kudis Le’Daman, um anti-herói em busca de vingança e poder.

O Homem-Café

Meu primeiro semestre também foi bem intenso para fechar o roteiro do longa-metragem de animação do Homem-Café. Foi uma experiência nova e rica pra mim. Desenvolver um roteiro com quarto profissionais no esquema de sala de roteiristas foi bastante desafiador. Felizmente, conseguimos conseguir o projeto dentro do prazo e agora aguardo os próximos passos a serem desenvolvidos junto ao Pólen Estúdio para a produção do filme.

Tempestade de Ficção

Após concluído, meu foco esteve no lançamento, em julho, do terceiro volume da série antológica Tempestade de Ficção: Mutantes e Aliens. Minha meta de lançar uma nova edição por ano segue firme.

A CDQCON e a Masmorra do Infinito

Então surgiu a oportunidade de participar da feira CDQCON, que deveria ter ocorrido em dezembro, mas foi infelizmente adiada. Entretanto, até isso ocorrer, foi um ótimo motivador para preparar 3 novos lançamentos impressos. Produzi as edições físicas de Tempestade de Ficção 2 e 3. E comecei um projeto de HQ do zero, a sprite comic: Masmorra do Infinito. (que aliás, me diverti muito produzindo).

Essas três edições ficaram prontas a tempo do evento, mas como foi adiado, acabei ficando sem energia para organizar um lançamento, ainda que apenas virtual. Deixei as caixas aqui descansando e em 2024 irei avaliar um momento para fazer esse lançamento.

Além da versão impressa, é possível acompanhar essa HQ pelo Funktoon ou Fliptru.

Com isso, fique “livre” novamente e agora no finzinho do ano escrevi o segundo manuscrito do Bruxo e a Foice Sombria e alguns contos do Tempestade 4.

Resenhas

Artigos

Lançamentos

Conteúdos mais acessados em 2023

  1. RPG e criação de personagens – V – Vantagens e Desvantagens
  2. Worldbuilding parte VII – Magia e Sistemas de Magia
  3. Os 7 melhores livros sobre escrita criativa (que já li)
  4. Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica – Org. Roberto de Sousa Causo
  5. Worldbuilding parte I – Os pequenos detalhes

Perspectivas para 2024.

Esses 2 anos convivendo com dor crônica tem me feito repensar meus movimentos como autor. Cheguei a pensar em desistir, largar tudo, cuidar mais da minha saúde, família e day job… Mas outra ideia foi se configurando. A de prosseguir, mas em ritmo menos acelerado…

A primeira novidade já chega em janeiro. Meu conto, Nara-retalha, estará integrando a nona edição da Revista Literatura Fantástica.

Em 2024, há previsão para nova edição do FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos. Vou tentar participar, pois o evento de 2022 foi excelente! É uma boa oportunidade para levar meus lançamentos. Talvez, até lá, eu faça a edição #2 de Masmorra do Infinito. Para 2024 minha meta é publicar ao menos um episódio da série por semana.

Pretendo terminar de escrever e lançar o e-book, Tempestade de Ficção 4, Fantasia Mecanizada. E talvez, lançar o romance O Bruxo e a Foice Sombria.

Ficarei torcendo para o desenhista da HQ, Quill, o exterminador de demônios ter disponibilidade para trabalhar nos volumes 2 e 3, pois em 2023, foi inviável tocar o projeto. Falando em Quill, escrevi uma nova versão do romance, mas ainda pretendo passar por um processo editorial antes de lançar. Quem sabe em 2024?

Venho pensando também em fazer um reboot do meu universo de romances Terra das Nove Luas. Vamos ver se em algum momento encontro fôlego para esta empreitada.

Enfim, se você me acompanhou até aqui, muito obrigado. Ficam meus votos de um ótimo ano de 2024, com muita saúde e realizações!