School vector created by pch.vector – www.freepik.com

Ufa! Você terminou aquela super revisão no seu manuscrito e antes de colocá-lo no mundo, ou enviar para editoras, o próximo passo recomendado é encontrar leitores beta e obter feedback.

Legal, né? Só que se você não tomar certos cuidados, os resultados obtidos podem ficar aquém do que você precisa.

E vamos esclarecer que encontrar leitores beta é diferente de colocar o manuscrito online em alguma plataforma como o Wattpad. Pode até ser que, por acaso, você receba algum feedback útil dos leitores que conseguir online. Mas seria melhor colocar o livro em uma plataforma após a leitura dos betas e revisões subsequentes. 

Então vamos lá, como fazer?

  1. Comece com poucos leitores, 2 a 4. 
  2. Entregue a eles apenas uns poucos capítulos, primeiro.
    Esta primeira conversa pode ser algo assim: “Vamos combinar assim? Eu te envio os dois primeiros capítulos e algumas perguntas. Se você quiser seguir adiante, envio mais capítulos.” Assim, a não se gera um compromisso/expectativa grande demais em relação a este processo.
  3. Junto com os capítulos enviados, dê a cada um dos leitores duas ou três perguntas específicas para responderem.
    Exemplos: O que você achou das ações dos personagens no capítulo 2? Alguma parte no capítulo 3 lhe pareceu confusa? Encontre uma cena e marque nelas se você consegue identificar as partes que uma cena deve conter (ver o artigo: Elementos de uma cena).
  4. Nunca dê o livro inteiro e pergunte: então, o que achou?
  5. Na medida que for recebendo feedback, envie mais capítulos com mais perguntas. Tente construir um diálogo com o leitor na medida em que ele avança. Tente entender como ele está captando a evolução da trama e dos personagens.
  6. Pegue todos os feedbacks recebidos e medite a respeito deles. Os leitores tem razão? Há algo que preciso melhorar? Algo a cortar? Mudar? Use essas pistas em conjunto com os passos de revisão que indicamos nos artigos “dicas para a revisão I a IV”.
  7. Escute os leitores. Eles tem uma percepção diferente da história. Normalmente os apontamentos deles terão bons fundamentos e poderão ajudar sua história a se aperfeiçoar.
  8. Não se desanime se houver críticas negativas. Faz parte do desenvolvimento da maturidade do escritor aprender a lidar com elas.

Agora, se você tiver uma grana para investir, uma ótima opção é contratar o serviço de leitura crítica. Feito por um bom profissional, vai te ajudar a refletir sobre sua história e aprimorá-la.

Veja também:

A página sobre meu livro vencedor do Wattys 2019: Os Óculos Indesejados de Ilya Gregorvich.